Plann

Rebranding

Em agosto, eu estava debruçada sobre a etapa de desk research de um trabalho de rebranding que a Plann está fazendo para um cliente aqui no RS. Em suma, o inicio do trabalho consistia em fazer a analise de logomarcas de determinado segmento. Como fiquei encarregada da análise, me vi rodeada de sites que mostravam mudanças de marcas de empresas ao longo dos anos. Mas um em especial me chamou a atenção.

Foi o caso do blog Brand New (http://www.underconsideration.com/brandnew/). A atuação desse blog é muito legal para quem quer entender, sob a ótica de designers, as principais mudanças de logotipia no mundo. As categorias das mudanças são muitas: setor de educação, propaganda, arquitetura, produtos de consumo, educação, entre muitos outros.

Em um post, a equipe destrincha a construção da nova marca, analisa o desdobramento dos novos materiais de comunicação e contabiliza se a mudança fez bem ou não para a imagem do caso em questão. E o interessante é analisar como cada caso é avaliado pelos designers que comentam os posts, através das enquetes.

Casos brasileiros, como a mudança de logotipo do SENAC, foram comentados e destrinchados pelo blog.

Sem dúvida, esse movimento de análise da mudança técnica de uma marca é importante para um balanço: esse acontecimento afeta a percepção de todos os órgãos vivos de uma organização, como consumidores, público interno, mercado. Mais do que imagem, o novo logotipo deve traduzir a alma. E acompanhar como as pessoas interpretam essas mudanças é, no mínimo, interessante. Paola Lay – Planner da Plann Inteligência, Estratégia e Branding.

Gostou? Compartilhe o Conteúdo