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Planejamento 360

arroz-de-festa

Fazendo uma análise de presença online para um dos clientes da Plann, novamente um assunto – porém, dessa vez no ambiente digital – chamou a minha atenção. O termo já caiu em certo desuso mas, por ser do conhecimento de todos, resolvi utilizá-lo: comunicação 360°. E a ideia equivocada que algumas marcas tem acerca do assunto.

Ao longo dos meus anos de experiência em agência, trabalhei com grandes clientes de grandes marcas que ansiavam por uma “estratégia de comunicação 360°”. Achavam erroneamente que uma boa estratégia de comunicação estava necessariamente vinculada ao uso de todas as ferramentas possíveis de comunicação. Queriam um plano que contemplasse endomarketing, mídia, assessoria de imprensa, eventos, ativação de ponto-de-venda, promoções, etc. Na concepção deles, isso era sinônimo de um planejamento de comunicação integrada de qualidade. Naquela época, por incrível que pareça, a presença na Internet era a única a ser questionada – e as ideias que fossem além de um site corporativo ou de um hotsite promocional eram automaticamente descartadas.

Atualmente, no entanto, a necessidade de estar presente no meio digital gerou uma espécie de “histeria coletiva” e, na minha percepção, uma nova visão distorcida sobre o que compõe um plano de comunicação online de qualidade e, mais do que isso, eficaz.

Ok, cada ferramenta de comunicação para a web tem um propósito fundamental, é claro. Porém, não é por isso que o cliente precisa fazer uso de todas elas para ter boa visibilidade ou uma imagem de marca condizente com a sua identidade e o seu posicionamento. Vi marcas que estavam no Orkut, no Facebook, no Twitter, no You Tube, no Vimeo e no Flickr ao mesmo tempo. Entretanto, não faziam uso adequado de nenhuma delas – pra não dizer que pecavam na administração dos perfis, na geração de conteúdo relevante, na interatividade com o seu público de interesse, etc.

Nunca ser “arroz de festa” foi o que fez uma marca conseguir o seu espaço na web e ganhar relevância na sua área de atuação. Se marcas possuem personalidade e podem ser comparadas a pessoas, imaginem aquelas pessoas que fazem uso de todos os acessórios ao mesmo tempo e acabam ficando “over”, gerando mais ruído de informação sobre a imagem que desejam transmitir do que, propriamente, atratividade.

Parece que estão se esquecendo de que, na maioria dos casos, um “pretinho básico” de qualidade e um acessório realmente diferenciado causa muito mais impacto. No mundo digital, a comunicação 360° ou integrada – mas que eu agora tomo a liberdade de chamar de “comunicação apropriada” – é aquela que utiliza plataformas adequadas e tem uma boa história para contar. Tahnee Ayala- Senior Planner da Plann Inteligência, Estratégia e Branding

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