Plann

A era das Me Brands- Novo fenômeno de marcas e negócios protagonizados por pessoas

Alice Salazar -PEGN - 79FEVVocê sabe o que é uma Me brand? Há dois anos em meu negócio tenho convivido e gerenciado esta nova realidade de marcas e portfólios de negócios que se geram a partir do protagonismo pessoal de uma celebridade, profissional ou empreendedor. O termo foi utilizado recentemente no estudo da JWT Inteligência sobre 25 tendências publicada na revista exame de março de 2015. Neste estudo o termo é caracterizado da seguinte forma: “ “Me Brands”: o eu como marca. Millenials estão deixando de ser apenas consumidores para se desenvolverem eles mesmo como marcas – fazendo curadoria de sua imagem online, se monetizando via mídias sociais e produzindo conteúdos. Também estão usando novas plataformas para se tornarem microempreendedores.” Como todos sabemos tendência não é uma previsão de futuro e sim uma realidade, movimento social em curso que ascende até se tornar um comportamento estabelecido. E neste contexto as Me brands são uma força emergente de negócios e novas marcas em ascensão transformando a forma de gestão e construção de marcas. Uma Me Brand geralmente é centrada, liderada em uma pessoa que transforma seu talento, conhecimento ou conteúdo em um portfólio de negócios baseado em branding. Elas nascem quase todas no ambiente digital e a curadoria de imagem online esta em seu DNA. São marcas e negócios que já nascem midiatizados e tem alto potencial de monetização de suas influências. Dois termos novos também “monetização” e “influência” que passam a compor a o pensamento das estratégias de branding. Quando mais conhecido, mais seguidores, mais engajamento, mais números, mais atrativos para as grandes marcas se tornando veículos poderosos de relacionamento e endosso para produtos e serviços. As Me brands acabam sendo canais e produtos ao mesmo tempo. E a extensão desta força extrapola o online e ganha espaço em negócios OFFLINE, ou seja, invade a vida real através de licenciamentos, campanhas, plataformas de relacionamento, marcas próprias ou serviços personalizados. A Plann Inteligência, Estratégia e Branding têm construído uma metodologia personalizada de trabalho para Me Brands, e estudado o fenômeno. E podemos afirmar o cenário de negócios vai mudar mais radicalmente do que as pessoas estão pensando. Se liguem nesta nova onda desafiadora para a gestão de Branding.

Gostou? Compartilhe o Conteúdo