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2018 Think Plann. Pare e pense: Não é o mundo que muda. E sim as pessoas que mudam o mundo, comportamentos e os negócios.

E vamos iniciar 2018? Então vai a 1ª dica da Plannhub para iniciar um ano novo de verdade no seu negócio: pare de olhar para o seu umbigo.

Já parou pra pensar que não é o mundo que muda, e sim as pessoas que mudam o mundo?

Uma das partes que mais amo na área do marketing é o estudo de comportamentos e hábitos das pessoas que impactam em mudanças e na relação delas com o mundo, e por consequência com as marcas e negócios.

As macrotendências, que nada mais são do que hábitos e comportamentos que influenciam a nossa forma de consumir. E, com essa informação valiosa em mãos, fica muito mais fácil para as marcas entender o que precisa ser produzido para atender essa demanda.

Existem empresas especializadas em estudar através de coolhunters quais são estas macrotendências em curso no Brasil e no mundo.

Para 2018 as mais fortes segundo a WSGN são:

  • Vida terrena– Estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. Para equilibrar isto as pessoas estão querendo ser autossuficientes, voltar a essência, repensando o consumo e valorizando a origem das coisas, ciência, materiais caseiro e fontes locais.
  • Infusão -O homem controla a máquina ou a máquina controla o homem? Essa pergunta tem se tornado cada vez mais difícil de responder e, com isso, o movimento de humanização da tecnologia tem se destacado. O objetivo é transformar essa conexão em algo totalmente positivo. A aposta são as redes sociais de “chat ao vivo”, como a YouNow, em que você pode transmitir vídeos e possibilitar a comunicação entre pessoas que te assistem. Os vídeos interativos já estavam em alta, neste cenário assumem protagonismo.
  • Design substancial-O ‘menos’ se tornará menos ainda, e significará muito mais. Os consumidores valorizam, cada vez mais, produtos com características sustentáveis e nasce um movimento contra esse posicionamento apenas como estratégia de marketing. Produtos de vida curta dão lugar à produtos que tenham longevidade e um design funcional.
  • Noturno-Esta tendência reúne comportamentos que buscam um equilíbrio estratégico entre o otimismo exagerado e o pessimismo saudável. O contato com nossos sentimentos “negativos” (como o pessimismo, a vulnerabilidade e, até mesmo, a tristeza) é incentivado para que possa levar à superação dos medos. Um dos frutos desse pensamento é o crescente número de pessoas que escolhem viajar sozinhos e que trocam viagens curtas por longos períodos de contemplação em lugares onde o tempo parece que não passa, como Finlândia, Alaska, Norte do Canadá e Noruega.

Agora se você é do tipo prático pode pensar o que isto tem haver com o meu negócio?

É a base para pensar suas estratégias e oferta para que seu negócio se conecte com as pessoas de forma relevante e singular quebrando a mesmice das ofertas.

Dica Plannhub para iniciar 2018: Pare de olhar para o umbigo do seu negócio, e se proponha a olhar para as pessoas que você deseja que consumam seus serviços e produtos. Este é o ponta pé inicial para modelar uma oferta relevante.

Think Plann é a nova plataforma de conteúdo da Plannhub sobre Branding e Marketing para negócios, empreendedores e pessoas. Nossa missão é descomplicar o processo de construir negócios com valor de marca.

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