Plann

Semi-posicionamento

Nestes meses de Plann me dedicando a prospecção e a conversar com vários empresários, um fato me chamou a atenção: as empresas e seus gestores já sabem sobre a importância de construir e gerenciar um posicionamento para seus produtos e negócios.

Notem que falei “já sabem a importância”, mas isto não significa que estejam se dedicando ou focando como prioridade esta tarefa em seu dia-a-dia de negócios – até por que ainda fica muito nebuloso qual o processo mais assertivo e lucrativo de tornar isto uma boa pratica de gestão em suas empresas frente a uma oferta confusa de agências de publicidade, consultorias e agência especializadas.

E, nesse cenário nebuloso de oferta, onde se fazem algumas tentativas, tenho encontrado uma realidade de marcas semi-posicionadas. O que quero dizer com isso? Produtos com alguns ativos estabelecidos, como suas funcionalidades, mas que param por aí… Quando buscamos entender qual é o problema (o que realmente está fazendo com que não venda, não seja desejado) nos deparamos em sua maioria com o que tenho chamado de posicionamento de produto pela metade. Falta a alma do posicionamento. A geração de um significado para aquele produto que possui X,Y,Z características e performance. Falta porque a maioria das empresas ainda lida com a definição de público-alvo demográfico buscando ser tudo pra todo mundo. Não estão estabelecendo um target claro, para quem são de verdade, e qual a sua real proposta de valor. Estou falando aqui apenas do básico… Nada de entrar ainda na seara do propósito de marca.

Termino minha reflexão hoje por aqui…Existe muito espaço e muito trabalho a ser feito, e se inicia por investir em fazer crescer esses semi-posicionamentos de produtos, agregando – através de trabalho especializado e planejado – todas as outras dimensões emocionais, aspiracionais e atitudinais. Na minha visão, atitudes como essas irão fortalecer negócios, e é o que falta para muitos bons produtos se tornarem marcas fortes e de valor agregado com alta competitividade. Patricia Carneiro, Diretora de Estratégia e Projetos da Plann Inteligência, Estratégia e Branding.

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