Plann

Estratégia de marca para cenários de recessão no Brasil

business-models

Me chamou atenção ontem no noticiário econômico nacional a constatação: o governo está com baixa confiança pelos investidores e população sobre suas informações de que a economia brasileira está segura.

Assim como nos mercados financeiros a realidade que rege o marketing é a percepção. Não existe ainda um veredicto final que estamos em recessão. Mas esta é a fala dos bares, das redes sociais e se sente na puxada de freio nos investimentos e nas compras.

Em épocas de baixo índice de confiança na economia as marcas não podem ficar paradas alardeando apenas redução de preços. Pois isto gera margens menores e menor valor de marca. Então qual deve ser a estratégia para marcas em tempos de recessão?

Primeiro é preciso resgatar o conceito de marca enquanto o próprio negócio.  Marcas, negócios de sucesso são aqueles que geram confiança, segurança e lealdade independente de serem bons ou maus momentos. Então o primeiro passo é reforçar estes atributos em sua marca, negócio. Seu negócio é confiável, gera segurança e lealdade?

É uma boa pergunta pra iniciar…

Segundo passo as marcas em um cenário de instabilidade econômica devem apostar em novas estratégias mercadológicas. Simplificando: para diferentes situações, diferentes programas de ação. Neste cenário o consumidor passa a ser mais racional e aberto a experimentação de novas marcas. É o momento das marcas, negócio apostarem em liderança (inovação), visão e performance. Neste tipo de cenário surge o consumidor que deseja a compra inteligente.

O que a sua marca está fazendo, planejando para oferecer uma relação de valor inteligente?

Vale a pena pensar e agir. Por que nunca podemos esquecer: grandes fortunas se formaram em momentos  recessivos na história da humanidade.

Gostou? Compartilhe o Conteúdo